A escolha de um serviço profissional de hospedagem de conteúdo, seja de sites, lojas virtuais ou blogs é uma das mais importantes decisões para entrar no mundo virtual. Uma boa escolha trará qualidade e segurança para a sua empresa ou blog pessoal, além evitar uma série de preocupações futuras.
Mas quais são os critérios que devem ser levados em conta para fazer a escolha certa para hospedagem do seu projeto online? Para responder essa pergunta segue adiante um estudo com alguns pontos importantes a serem definidos.
Em primeiro lugar você deve saber qual é a real necessidade do seu site. É preciso analisar a real demanda e quais as necessidades do seu site. Você também precisa saber quais são seus objetivos com o site, aonde você quer chegar.
Você pode começar respondendo as questões adiante:
- Você já tem um Domínio Próprio?
- Se você tem vários domínios, deseja que todos sejam hospedados na mesma conta? Ou ainda, são vários domínios para o mesmo site ou são vários sites?
- Você vai precisar de contas de e-mail com domínio próprio? Quantas contas? Qual o espaço necessário para elas?
- Qual o tamanho do site: pequeno, médio ou grande?
- Quantas páginas? Uma única página extensa com todo conteúdo ou será dividido em várias páginas?
- Terá muitas imagens, gráficos, áudios, animações e vídeos?
- Será estático ou vai crescer com o tempo?
- Qual o tráfego do seu site? Quantos acessos diários?
- Qual o espaço necessário para armazená-lo?
- Você quer um Site, um Blog, um Portal ou uma Loja Virtual?
- Você vai precisar de compatibilidade com o protocolo SSL?
- Você vai usar alguma aplicação para publicar e gerenciar seu site? (Ex: WordPress ou Magento)
- Você vai utilizar um Criador de Sites, terá um site estático em HTML ou vai utilizar alguma aplicação?
Existem várias empresas de hospedagem no mercado que oferecem estes serviços, com muitas opções e planos para contratação (HostGator, Locaweb, UOL host, etc.). Não esqueça que é muito importante fazer a escolha certa, levando em conta os serviços oferecidos e produtos oferecidos e o custo/benefício. O que você precisa fazer é garimpar entre elas qual a melhor opção para o seu projeto, ou contratar alguém para fazê-lo. A TriDots pode fazer isso pra você.
Mas quais produtos estas empresas podem oferecer?
Suporte Técnico: Verifique se a empresa oferece serviço de atendimento ao cliente, quais são os canais e horários de atendimento. Procure por uma empresa com profissionais capacitados, atendimento em português e que esteja à sua disposição 24 horas nos 7 dias da semana.
Boa reputação: Veja o que os clientes dizem sobre a empresa, se ela se preocupa em responder os clientes e resolver os problemas. Procure pelo histórico dela para saber se possui experiência no mercado. Busque informações. Podemos contar com as redes sociais para conhecer melhor as empresas, além disso, sites como o Reclame Aqui podem te ajudar a conhecer a reputação da empresa.
Gerenciamento: A empresa oferece um painel de controle eficiente para você administrar o seu site? É em português? É intuitivo e fácil de usar? Você mesmo irá gerenciar ou contratará alguém para fazê-lo?
Linguagens: A linguagem padrão das páginas da internet é o HTML. Mas existem linguagens de programação que também são utilizadas (PHP, ASP). O plano que você está contratando é compatível com estas linguagens? Você precisará delas?
Bancos de dados: Além das linguagens de programação o plano de hospedagem deverá disponibilizar um ou mais gerenciadores de bancos de dados para armazenar as informações.
Uptime: Procure por uma empresa que ofereça garantia de disponibilidade do servidor e cumpra com o prometido.
Garantias: Verifique se a empresa possui políticas de reembolso caso o cliente não esteja satisfeito com o serviço prestado.
Sobre o produto
Espaço de armazenamento em disco: O espaço em disco oferecido no plano atende às necessidades do seu site? Se ele crescer, será fácil fazer upgrade para uma plataforma mais robusta ou com mais recursos?
Transferência de dados: Veja qual é o limite de tráfego do plano e se ele é suficiente para o número de visitas do site.
Diferentes tecnologias: A hospedagem de sites oferecida é Linux ou Windows? É importante conhecer isso, pois se o seu site roda aplicações baseadas em .NET ou ASP, por exemplo, é importante optar por um servidor Windows.
Número de contas de e-mail: Verifique se há limitação de contas de e-mail e do espaço de armazenamento. A quantidade oferecida é suficiente para o número de usuários de e-mail que você terá?
Domínios: Você quer ter mais de um site? Então veja se o serviço que você pretende contratar permite ter múltiplos domínios hospedados.
Segurança e backup: Conheça as medidas de segurança da empresa e o sistema de backup oferecido, e como você pode ter acesso a ele caso precise.
Flexibilidade: Veja se a empresa oferece diferentes serviços e se há a possibilidade de alteração futura ou então a escalabilidade do plano contratado, caso seu site cresça e precise de uma hospedagem mais robusta.
Nosso objetivo é facilitar pra você. Se você gostou deste conteúdo compartilhe para que mais pessoas sejam beneficiadas. Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco clicando aqui.
Você precisa fazer login para comentar.