Um pouco sobre domínios

Para se ter uma noção técnica do significado de um domínio de internet, recomendamos a leitura de um artigo publicado no site Wikipédia, que pode encontrar aqui.

Mas nem todos os usuários da internet têm noções técnicas e não precisam. Por isso, segue adiante uma explicação mais fácil de ser entendida.

O primeiro passo para garantir a publicação de um site é registrar um domínio. Mas o que é um domínio? Conhecido como endereço eletrônico ou URL, o domínio é o endereço do seu site na internet.

Importante para a construção da identidade e da presença na web, o domínio funciona como uma porta de acesso das pessoas ao seu site ou blog. Por isso, criar um domínio que faça referência à sua empresa, ao seu produto ou ao trabalho que você desenvolve é fundamental.

Além de representar bem o que você quer comunicar, é importante que a URL criada seja curta, amigável e fácil de lembrar.

A estrutura do domínio e como ele é organizado

Ter um domínio próprio é simples. O primeiro passo é fazer o registro do domínio. Mas mesmo sendo simples, devemos observar a estrutura do domínio ou URL.

São compostos por até três partes: o nome, a categoria e o código do país (opcional), apresentados nesta ordem – conforme ilustração abaixo:

Existem regras para classificar os domínios. Confira as principais:

Nome do domínio

O nome do domínio é a identidade de uma empresa na internet. Por isso, antes de decidir, é importante escolher um nome que tenha uma forte ligação com você, seu produto ou sua empresa.

Algumas regras sintáticas também devem ser respeitadas:

  • Domínios devem ter entre 2 e 26 caracteres, sem incluir a terminação;
  • Domínios (nacionais) permitem o uso de caracteres acentuados, mas eles não são recomendados, porque nem todos os servidores de e-mail suportam estes caracteres;
  • Não há diferenciação entre letras maiúsculas ou minúsculas. SuaEmpresa.com.br será reconhecido tal qual suaempresa.com.br;
  • O nome do domínio não pode ser iniciado nem terminado por hífen.

Categoria do domínio

O final do domínio – .com, .net, .org, por exemplo – é conhecido como domínio de primeiro nível ou TLD (top level domain). Esta parte do domínio determina a categoria a qual ele pertence, indicando se é um endereço eletrônico voltado para a área comercial, educação, governo, entre outras opções.

Existem mais de 250 domínios de primeiro nível, que são divididos entre TLDs genéricos não patrocinados ou domínios internacionais (por exemplo o .com, .net, .org, .biz, .info) e os TLDs genéricos patrocinados (como .edu, .gov, .mil, .travel).

Os não patrocinados normalmente possuem menos restrições para registro do que os patrocinados. No caso da extensão .gov, por exemplo, é necessário comprovar que é um órgão governamental para poder registrar e utilizar o domínio.

No Brasil, além da sigla TLD (top level domain), a sigla DPN (domínio de primeiro nível) é utilizada para identificar a categoria de um domínio. Neste artigo disponível na Wikipédia é possível encontrar os domínios de primeiro nível, além dos códigos utilizados para cada país.

Código do país

É uma sigla de duas letras que vai no final do domínio. Esta sigla indica o país de origem daquele domínio. O código do país não é obrigatório: quando ele é utilizado, chamamos de domínio nacional (no Brasil, por exemplo, a sigla .br é utilizada). Quando não é utilizado, o domínio é internacional.

No Brasil, todos os domínios com terminação .br são gerenciados pela entidade Registro.br, que divulga a relação completa das categorias de domínio disponíveis no seu site.

Uma boa prática é registrar o domínio escolhido com diversas terminações, como: .com.br, .com, .net, .org. Assim você garante exclusividade sobre o nome escolhido, evita que seus concorrentes registrem nomes parecidos, além de ser facilmente encontrado pelo público.

 

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