Para se ter uma noção técnica do significado de um domínio de internet, recomendamos a leitura de um artigo publicado no site Wikipédia, que pode encontrar aqui.
Mas nem todos os usuários da internet têm noções técnicas e não precisam. Por isso, segue adiante uma explicação mais fácil de ser entendida.
O primeiro passo para garantir a publicação de um site é registrar um domínio. Mas o que é um domínio? Conhecido como endereço eletrônico ou URL, o domínio é o endereço do seu site na internet.
Importante para a construção da identidade e da presença na web, o domínio funciona como uma porta de acesso das pessoas ao seu site ou blog. Por isso, criar um domínio que faça referência à sua empresa, ao seu produto ou ao trabalho que você desenvolve é fundamental.
Além de representar bem o que você quer comunicar, é importante que a URL criada seja curta, amigável e fácil de lembrar.
A estrutura do domínio e como ele é organizado
Ter um domínio próprio é simples. O primeiro passo é fazer o registro do domínio. Mas mesmo sendo simples, devemos observar a estrutura do domínio ou URL.
São compostos por até três partes: o nome, a categoria e o código do país (opcional), apresentados nesta ordem – conforme ilustração abaixo:
Existem regras para classificar os domínios. Confira as principais:
Nome do domínio
O nome do domínio é a identidade de uma empresa na internet. Por isso, antes de decidir, é importante escolher um nome que tenha uma forte ligação com você, seu produto ou sua empresa.
Algumas regras sintáticas também devem ser respeitadas:
- Domínios devem ter entre 2 e 26 caracteres, sem incluir a terminação;
- Domínios (nacionais) permitem o uso de caracteres acentuados, mas eles não são recomendados, porque nem todos os servidores de e-mail suportam estes caracteres;
- Não há diferenciação entre letras maiúsculas ou minúsculas. SuaEmpresa.com.br será reconhecido tal qual suaempresa.com.br;
- O nome do domínio não pode ser iniciado nem terminado por hífen.
Categoria do domínio
O final do domínio – .com, .net, .org, por exemplo – é conhecido como domínio de primeiro nível ou TLD (top level domain). Esta parte do domínio determina a categoria a qual ele pertence, indicando se é um endereço eletrônico voltado para a área comercial, educação, governo, entre outras opções.
Existem mais de 250 domínios de primeiro nível, que são divididos entre TLDs genéricos não patrocinados ou domínios internacionais (por exemplo o .com, .net, .org, .biz, .info) e os TLDs genéricos patrocinados (como .edu, .gov, .mil, .travel).
Os não patrocinados normalmente possuem menos restrições para registro do que os patrocinados. No caso da extensão .gov, por exemplo, é necessário comprovar que é um órgão governamental para poder registrar e utilizar o domínio.
No Brasil, além da sigla TLD (top level domain), a sigla DPN (domínio de primeiro nível) é utilizada para identificar a categoria de um domínio. Neste artigo disponível na Wikipédia é possível encontrar os domínios de primeiro nível, além dos códigos utilizados para cada país.
Código do país
É uma sigla de duas letras que vai no final do domínio. Esta sigla indica o país de origem daquele domínio. O código do país não é obrigatório: quando ele é utilizado, chamamos de domínio nacional (no Brasil, por exemplo, a sigla .br é utilizada). Quando não é utilizado, o domínio é internacional.
No Brasil, todos os domínios com terminação .br são gerenciados pela entidade Registro.br, que divulga a relação completa das categorias de domínio disponíveis no seu site.
Uma boa prática é registrar o domínio escolhido com diversas terminações, como: .com.br, .com, .net, .org. Assim você garante exclusividade sobre o nome escolhido, evita que seus concorrentes registrem nomes parecidos, além de ser facilmente encontrado pelo público.
Nosso objetivo é facilitar pra você. Se você gostou deste conteúdo compartilhe para que mais pessoas sejam beneficiadas. Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco clicando aqui.
Você precisa fazer login para comentar.